sexta-feira, 5 de março de 2010

HISTÓRIAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL.
PODE SER USADA COM FANTOCHE OU TEATRO COMO EU FAÇO E PREFIRO, PORQUE AS CRIANÇAS MEMORIZAM MELHOR. OU NUMA RODA COMO NARRADORA DO QUE ACONTECEU.

TEMA: MENTIRA NÃO É LEGAL!
3 PERSONAGENS - DONA MENTIRINHA, GUGU E ANITA

A DONA MENTIRINHA!

O IMPORTANTE AQUI É FAZER AS CRIANÇAS ENTENDEREM O QUE HÁ DE MAL POR TRÁS DA MENTIRA. QUE AS MENTIRAS SÃO MUITO FEIAS E PREJUDICAM A NOSSA VIDA.
A DONA MENTIRINHA É UMA LINDA FADA, QUE FAZ AMIZADE COM AS CRIANÇAS E ENSINA A CONTAR MENTIRAS, RESSALTANDO COMO É DIVERTIDO E CÔMODO MENTIR, MAS QUANDO A CRIANÇA SE DISTRAI ELA VIRA UMA BRUXA FEIA E MALVADA, COMO ELA REALMENTE É! VAMOS LÁ CONHECER ??!! VEM COMIGO...

*MENTIRINHA - Oooi crianças lindas! Vcs sabem quem sou eu? Eu sou a dona mentirinha, uma fada alegre que tem uma tarefa especial: Tornar a vida de todas as crianças melhor! Eu ensino cada tática! Mas pra aprender tem que ser meu amiguinho... quem quer? você quer? e você?

* GUGU: Ai ai ai.. como minha vida ta chata, que dia chato...fui na escola, assisti tv.... não tem nada de legal. Que vida chaaata!

* MENTIRINHA: Háaa peguei ele pessoal! An, quer dizer, acho q encontrei um novo amiguinho, vou falar com ele -- Ei menino, quel seu nome? E porque você tá triste assim?

* GUGU:Meu nome é Gugu. Ah, minha vida é muito chata! Não acontece nada de legal!

* MENTIRINHA- (Ri debochada e baixo) : Mas fica feliz agora, porque eu sou uma fada e vou te ensinar um jeito de se divertir muito. Hoje é seu dia de sorte! Mas precisa ser meu amigo...

* GUGU : Mas claro que eu quero ser seu amigo! Nunca conheci uma fada de verdade... você é bonita e legal! Ela é fada gente! estou ficando amigo de uma fada de verdade.

*MENTIRINHA: Então amiguinho, se prepara e plim! plim! Bem vindo a uma vida feliiiiz!!

- saem e entra Anita

* ANITA: Oi crianças, estou procurando o Gugu, alguém viu ele? Gugúuuuuuu!

* GUGU: Oi Anita, como você está? Aaaai ! Tem uma barata no seu cabelo!

* ANITA: Ai, socorro, socorro me ajuda Gugu, tira, tira!

* GUGU: Ha ha ha! Te enganei. Bobinha!

* ANITA: Ah Gugu, pôxa, me assutou.

* GUGU :Brincadeirinha, só uma mentirinha... sabe, conheci uma fada muito legal! Ela me ensinou cada coisa divertida! Cuidado Anita, vai pisar no cocô de cachorro

* ANITA:Cocô? cadê? Aaaai que eca!

* GUGU: Ha ha ha! outra mentirinha!!

* ANITA: Poxa Gugu, ta gostando de mentir né! Hoje você não tá legal comigo, eu vou embora.Te vejo na igreja a noite, você vai né? Outra coisa, fadas não existem!!

* GUGU:Claro que vou, pode me esperar lá Anita.

Anita sai e chega a Mentirinha

*MENTIRINHA: Amiguinho! E aí, está se divertindo agora? Gostou das minhas idéias?

* GUGU:Ah gostei muito, acabei de falar umas mentirinhas aqui pra minha amiga Anita. Ela ficou brava comigo! Hihihi. Vou te apresentar ela . O nome dela é Anita.


*MENTIRINHA: Não liga! Deixa pra lá... Mas hein, que Anita, uma de cabelo preto?

* GUGU: É , por que? Você ja conhece ela?

*MENTIRINHA: Uma vez brigamos sabe, ela não gosta de mim. Se ela falar mal de mim para você não acredita viu! Mas me conta mais... você mentiu pra mais alguém??!!

* GUGU: Iii, te conto sim, mas amanhã, agora vou embora tomar banho porque preciso ir na igreja. Já combinei com a Anita. Eu nunca falto a escolinha.

*MENTIRINHA: É mesmo? que coisa chata! Igreja não é legal! Aaah Gugu, vamos passear, vamos na pracinha encontrar umas crianças pra gente dizer umas mentirinhas.. esquece a Igreja .. vaaamos??


* GUGU: É seria divertido. Hahaha. Mas e a Anita?

*MENTIRINHA: Muito fácil, vamos de mentirinhaaa!! Diz que você teve dor de barriga, dor de dente..sei lá.

Saem rindo. - Narra-se: No outro dia.... entra Anita em seguida Gugu.

* ANITA: Gugu, porque não foi na igreja ontem , foi tão legal! Aprendemos sobre o amor de Deus. Foi linda a aulinha.

* GUGU: Aaah, mesmo? Pois é Anita, tive é... é... dor de dente! Muita dor.. até chorei!

* ANITA: Coitadinho de você, mas me explica uma coisa, você ficou chorando na pracinha? Porque a sua mãe me contou hoje que você ficou na pracinha até muito tarde. Oh Gugu, eu não gosto de mentira hein! Para com isso!

Saem os dois - entra mentirinha

* MENTIRINHA: Lá lá lá! Como eu sou esperta né crianças! Eu fingi que era amiga daquele menino bobo, ele acreditou em mim e agora está perdendo os amiguinhos dele. Isso mesmo que eu queria. Ele vai se dar mal! ( vira Bruxa e dá uma gargalhada!)

Entra Anita e ela volta a ser fada

* ANITA: Oi quem é você? Parece que te conheço...

* MENTIRINHA: Ah, Eu? nome é Joana, não me conhece não, sou de outro país. To passeando.

Entra Gugu

* GUGU: Ah vocês ja se conheceram! Esta é a Fada que te falei Anita, ela é muito legal!

* ANITA: Fada? O nome dela não é Joana?

*GUGU: Ela te falou isso? Ha ha ha! Ela é mesmo muito divertida! Te enganou!

Mentirinha começa a sair e Anita a chama

* ANITA: Fada! Volta aqui por favor! Onde está indo? Sabia que te conhecia de algum lugar...

* MENTIRINHA: Chata, enjoada. Me deixa em paz!

vira bruxa

*GUGU: Fa -faaa - da! Você é bruxa?

* ANITA: É sim Gugu! É a Dona Mentirinha! Ela ja ficou minha amiga uma vez pra me enganar e eu perdi meus amiguinhos.

* MENTIRINHA: É bem feito pra você! Você falou mentira porque quiz, se deu mal e eu gostei. Eu não gosto de criança mesmo. Esse bobo aí também, beeem feito pra vocês!

*GUGU: Espera aí, bobo não! Ah, vai embora daqui e não volta mais! Eu pensei que você era legal e você me enganou, mentiu pra mim.

* MENTIRINHA: Vou mesmo, óh, não ligo pra vocês. Olha ali na frente um monte de crianças pra eu enganar! Quem quer ser meu amigo? vira fada. Ensino a falar mentirinhas engraçadas... ninguém? Ah quer saber? Vou embora!

sai brava

* ANITA: É Gugu, quase se deu mal hein! Precisa ser mais esperto! Você tem que aprender a orar pedindo a Deus pra afastar o mal da sua vida. Ele nos protege!

* GUGU: Amiga, me perdoa, eu não pensei que era tão feio falar mentirinhas... Eu não vou fazer isso denovo. Me ajuda a orar?


* ANITA: Ajudo sim, vamos todos juntos fazer esta orção crianças?
- "Querido Papai do Céu, que me guarda com seu amor
Afasta de mim o mal, meu coração é do Senhor"! Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário